quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DC3 da Breitling


Caros amigos hoje tive a felicidade de ver uma maquina voadora a qual nunca tive a oportunidade de ver ao vivo e a cores e em voo durante uma visita ao aeródromo de Vilar de Luz o qual é a minha base operacional para muitas das minhas actividades aeronáuticas.


Desloquei-me a LPVL (Vilar de Luz) com o meu amigo fotografo José Loureiro para ele tentar a sorte em fotografar alguma actividade relacionada com o evento Red Bull o qual pela 3ª vez irá fazer todos os portuenses, e não só, ficarem de nariz no ar. Confesso que fomos ao engano depois da tentativa da tarde do dia anterior na qual após a nossa chegada nada se passou. Mas hoje foi bem diferente, e foi uma tarde bem animada. Mais fotos e mais coisas para contar brevemente.

Pouco tempo após a nossa chegada ao aeródromo começamos a ouvir a distância o rugido de motores, nada de anormal pensei eu…tendo em conta estarmos num aeródromo. Nesse momento ouvi as comunicações efectuadas pela tal aeronave num dos rádios dos presentes; mais uma vez nada de fora do comum naquele local, mas desta vez as mesmas e para variar eram efectuadas num perfeito inglês com british Accent. Claro que com isto fiquei logo com o meu “radar” ligado, e com as palavras ouvidas na frequência: “…we are joining overhead the field...” como bom entusiasta e piloto que sou virei os meus olhos para o céu algo obscurecido pelo fumo originado pelos nossos frequentes incêndios de verão e vi reluzente e orgulhoso do seu respeitoso porte a fazer justiça aos muitos anos de serviço por esse mundo fora nada mais nada menos que um bonito Douglas DC-3 (pertencente á frota da famosa marca suíssa de relógios Breitling), o verdadeiro clássico da aviação que tem tanto de objecto histórico como de muitas milhas voadas por esse planeta fora ao longo de montes de anos de serviço activo quer civil , quer militarmente.

Ao primeiro vislumbre de tal objecto de culto da história da aviação quase todos correram de máquina fotográfica ou telemóveis na mão para a placa de estacionamento para verem o velhinho Dakota fazer mais uma aterragem e claro está registarem o momento.



Foto : José Loureiro
Caros amigos e/ou Pilotos o avião é um espanto em voo até mesmo em configuração de aterragem, e com faróis de aterragem ligados e as seis pás cromadas dos dois motores a reluzirem enquanto giram em Idle durante a aterragem, é difícil descrever por isso prometo que mais fotos virão pois não é nada fácil descrever por palavras tamanha visão.
Foto: Pedro Ferreira
Claro está que não poderia deixar de tentar entrar dentro do Dakota e observar com pormenor e imaginar as viagens que se faziam nos tempos em que não existiam sistemas GPS, transponders ou grandes complicações a nível de controlo de tráfego aéreo e afins, imaginei-me nos tempos em que quase toda a navegação era feita visualmente com recurso a simples bussolas, relógios e cartas, eram outros tempos, o tempo da aviação romântica e com muito mais glamour do que aquela que tem nos dias de hoje. Tempos distantes esses que nos vêm á cabeça quando vemos filmes famosos como o Casablanca durante a famosa cena com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman a qual é passada no aeroporto onde se bem me lembro em plano de fundo aparece um belo DC-3.
Link acerca do DC-3 Breitling

1 comentário:

  1. Caro Pedro Ferreira,

    Através de uma pesquisa no Google cheguei ao seu blog, que devo dizer vi e revi com bastante interesse.
    Sou também um apaixonado por aviões e claro, não faltei no passado dia 13 á Red Bull Air Race.
    É sobre a Air Race que escrevo para lhe pedir ajuda.
    Estou a catalogar as fotos que tirei do evento (perto de 300) e necessito da sua ajuda para me ajudar a identificar os dois aparelhos clássicos que sobrevoaram o Douro antes da corrida propriamente dita.
    Refiro-me aos modelos militares, um com asa dupla e ao companheiro.
    Se me poder ajudar a identifica-los, agradeço.
    Deixo abaixo o meu e-mail para me contactar.
    Obrigado.
    Parabéns pelo seu blog e tenha a certeza que terá aqui mais um leitor atento.

    Pedro Vieira - Maia
    1967pedro@gmail.com

    ResponderEliminar