quinta-feira, 30 de julho de 2009

More hand grip




Desde há algum tempo que comecei a usar luvas algumas vezes para voar, pois acho muito útil em certas situações mesmo voando eu em aviões com performances modestas.

Nada tem a ver com o chamado síndrome "top Gun" como algumas pessoas poderão pensar, não é por uma simples questão de moda ou efeito visual, e garanto que as mesmas não são só usadas pelos Jet Jockeys da aviação militar. Tem mesmo o seu lado pratico, mas como tudo na vida tem prós e contras o mesmo acontece com o uso das luvas em voo.
Para mim pessoalmente acho que dão a possibilidade de mais algum conforto e "autoridade" sobre alguns tipos de comandos de aeronaves, principalmente aquelas que tem o "stick" tradicional os quais alguns não são muito agradáveis ao tacto devido aos materiais por vezes usados nos seus revestimentos.
Ainda mais útil será para os pilotos q tem tendência a suar das mãos, sejam eles os pouco experientes e mais nervosos ou aqueles que mesmo sendo muito experientes e até fazem acrobacia tem sempre tendência a suar das mãos durante os meses de verão.
Em relação aos contras do uso da luvas temos o facto de haver alguns instrutores que não são adeptos do seu uso por parte dos seus alunos, na minha opinião pessoal e não sendo eu instrutor de voo sou da opinião que não seja um grande inconveniente usar luvas quando se é "maçarico", até acho que tudo aquilo que possa beneficiar o conforto do aluno poderá e deverá ser utilizado pelo mesmo, mas isso é só a minha opinião.
O ponto mais negativo para mim é que por vezes se torna difícil operar certos tipos de controlos nos equipamentos de avionicos devido as reduzidas dimensões dos botões e interruptores dos mesmos, sejam eles por exemplo rádios ou certos equipamentos GPS existentes a bordo das aeronaves.
Como conclusão posso referir que é tudo mesmo uma questão de gosto pessoal, depende de cada piloto e das suas caracteristicas pessoais ou até mesmo das aeronaves que opera.
Eu pelo menos recomendo a maioria dos pilotos que levem um par de luvas dentro da sua "flight bag" juntamente com todo o material que possa necessitar durante as suas actividades aeronáuticas, afinal não pesam assim tanto para transportar no saco ou no fato de voo e por vezes podem tornar-se um item mesmo muito util em voo.

Sem comentários:

Enviar um comentário