quinta-feira, 1 de julho de 2010

Festival Aéreo, RED BURROS em Mogadouro.


O Festival Aéreo “RedBurros Fly-In”, prentende juntar no Aeródromo Municipal de Mogadouro, pilotos e público em geral para celebrar 5 anos de existência no dia 31 de Julho de 2010.


A escolha do nome “RedBurros Fly-In” teve como inspiração, a tradicional festa do burro, que tem lugar todos os anos na aldeia do Azinhoso....

Sendo o aeródromo, vizinho desta aldeia que tão bem soube acolher este projecto optamos por este nome.

O evento é gratuito para pilotos e publico em geral, e tem como atracções a presença da Força Aérea Portuguesa, Marinha Portuguesa, Patrulhas acrobáticas, demonstração de voo de planadores, presença de aeronaves de vários aeroclubes nacionais.

O Festival Aéreo “RedBurros” contará ainda com uma “spotter zone”, colocada num ponto estratégico do aeródromo o qual servirá para receber a imprensa e spotters.

Será um evento inédito em Trás-os-Montes, que certamente irá deliciar jovens, adultos e idosos.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

White Cliffs Of Dover by Vera Lynn



There'll be bluebirds over
The white cliffs of Dover,
Tomorrow, just you wait and see.

I'll never forget the people I met
braving those angry sky's
I remember well as the shadows fell
the light of hope in thier eyes
and though I'm far away I still can hear them say
Sun's up
for when the dawn comes up

There'll be bluebirds over
The white cliffs of Dover,
Tomorrow, just you wait and see.

There'll be love and laughter
And peace ever after.
Tomorrow, when the world is free

The shepherd will tend his sheep.
The valley will bloom again.
And Jimmy will go to sleep
In his own little room again.

There'll be bluebirds over
The white cliffs of Dover,
Tomorrow, just you wait and see.

...................

There'll be bluebirds over
The white cliffs of Dover,
Tomorrow, just you wait and see.

sábado, 8 de maio de 2010

Sem comentários

Sem comentários, depois de encontrar esta foto num conhecido site de fotografia de aviação fiquei mesmo sem palavras.


A aeronave em causa é um Fiat G91 da Força Aérea Portuguesa e está "encostada" a

apodrecer numa qualquer sucata da zona de Pombal.

Não podemos olhar para estes aviões como sendo só meras máquinas de destruição e terror que lançaram bombas e napalm nas provincias do ultramar, pois estas mesmas máquinas também prestaram muitas vezes um importante apoio a muitos Portugueses.

Logo têm um grande valor histórico e devem ter o respeito e cuidado que muito merecem.



Como pode isto acontecer num país dito civilizado no séc XXI!!!



Bem, é mesmo motivo para dizer:



...Sem Comentários...

domingo, 25 de abril de 2010

Magazine PLANADOURO


Aqui está um projecto inédito em Portugal e na comunidade do Voo à Vela Nacional. O magazine PLANADOURO terá uma periodicidade trimestal, acompanhando as estações do ano. Será de livre acesso e a sua produção e circulação será feita exclusivamente com recurso a meios digitais. Na sua estrutura interna, para além das actualidades gerais e da Escola do CIVVM, haverá um dossier subordinado a um tema principal, relatos de voo e de percursos individuais no voo à vela, descobertas e explorações da paisagem física e social da região, para além de exercícios de humor e de imagem gráfica e fotográfica. Para fazer download grátis, basta visitar: http://vooavela.mogadouro.pt/


Boas leituras!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Novo Curso de Voo á vela em Mogadouro

Foto: José Loureiro
Mogadouro já formou um terço dos pilotos que tiraram o curso em Portugal, nos últimos 3 anos

Um terço dos pilotos de planadores, formados em Portugal nos últimos 3 anos, tiraram o curso no Centro Internacional de Voo à Vela (CIVVM), que funciona no Aeródromo Municipal de Mogadouro.


No passado fim-de-semana arrancou o segundo curso de formação de pilotos, que conta com nove alunos, seis dos quais oriundos de Mogadouro, um de Bragança e dois da zona do Porto. Alguns destes alunos já têm qualificações aeronáuticas, havendo casos de formandos a frequentar escolas de aviação comercial.

No que toca ao curso anterior, já existem cinco pilotos com habitações para voar em planadores e um com habilitações para operar em moto planador.

Atendendo aos números, os responsáveis pelo CIVV acreditam que, a médio prazo, Mogadouro possa formar “mais de metade do pilotos de voo planado em Portugal”. Quanto ao corpo técnico, o vice-presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, João Henriques, garante que é pessoal “altamente qualificado” para instrução do voo planado, entre eles alguns pilotos a dar formação gratuitamente.

O aeródromo de Mogadouro começou a funcionar há cerca de quatros anos e, além do voo à vela, dá apoio a acções da Protecção Civil. “Obedece a todas as indicações do Instituto Nacional de Aviação Civil e é uma referência neste tipo de infra-estrutura”, sustenta o autarca.


Por outro lado, a pista serve de plataforma a aeronaves de combate a incêndios, já que dispõe de reservatórios de água e combustível.

Recorde-se que o Planalto Mirandês já é procurado por pilotos de outras regiões do País e do estrangeiro, que utilizam a pista de Mogadouro para as suas actividades aeronáuticas, como é o caso de emigrantes que se deslocam à região em férias. No que diz respeito ao voo planado, também há pilotos espanhóis e franceses a utilizarem aquela estrutura.


Para além destas actividades, o aeródromo de Mogadouro já serviu de ponto de chegada e partida a várias voltas aéreas que percorrem os céus peninsulares.

Artur Gonçalves, piloto e instrutor de voo à vela, considera que a vila dispõe de uma estrutura a funcionar com estabilidade, gestão profissional e, acima de tudo, com segurança. “ Em Portugal não existe nenhum outro campo de voo à vela com as condições do aeródromo de Mogadouro”, afiança o piloto.



Por: Francisco Pinto